skip to Main Content

✨ LUZ ✨
São muitos significados em uma palavra tão pequenina…
Sempre escuto a frase “Deixai brilhar a vossa LUZ” e não sabia que luz era essa… hoje consigo sentir que ela sempre esteve aqui, mas brilhou depois que a vida me permitiu conhecer o maior e mais profundo amor que existe: o amor por um filho.
Esse filho que veio e partiu tão rápido, mas que sei que viveu em mim o suficiente pra me transformar por inteira. Foi ele quem trouxe a LUZ pro meu caminho e pra minha nova vida.
E é essa LUZ que queremos levar às mães que vivem a mesma dor. Iluminar a escuridão que vem com toda essa tempestade. A luz da acolhida, do apoio, da mão estendida pra caminharmos juntas.
Seja luz você também. Ilumine o caminho de quem precisa de direção. Juntas, podemos seguir em frente.

Texto da querida Thaís Vasconcelos, sobre a criação do nosso Grupo Luz

O Grupo Luz nasceu do encontro de três mulheres que sentiram a necessidade de trazer acolhimento e ressignificação pra dor da perda gestacional e neonatal: @bianca_psicologa_perinatal , mãe e psicóloga perinatal, @alinebandeiradoula , mãe, doula e consultora de amamentação e @thaisfbvasconcelos , mãe do anjo Thomas. ?

Placa do “Bosque Luz” onde fizemos o plantio de mudas nativas simbolizando os bebês anjos.

Camisa especial feita para o evento e para espalharmos LUZ por onde andamos.

As fundadoras do Grupo Luz

“Há algum tempo o tema Luto e Perda perinatal despertou meu interesse. Quando se pensa em gravidez, pensa-se em vida. Mas, inesperadamente, a morte assola muitas mulheres e famílias. Há muito percebo a dificuldade dos profissionais de saúde e da sociedade em geral, em lidar com o tema, e com as pessoas que passaram pela perda de um bebê… Este assunto perpassa minha história pessoal, sou mãe de 4, um casal que alegra meus dias e mais dois bebês anjos. Perpassa também minha vida profissional, por 4 anos trabalhei em uma maternidade pública referência em gestantes alto risco, além do tempo de clínica perinatal. Meu desejo é que o Grupo Luz possa acolher, dar voz e ouvir as mulheres que perderam seus bebês, legitimar sua dor para que possam seguir em frente em suas escolhas e decisões! ?”

Bianca Fortes
Psicóloga Clínica com ênfase em Psicologia Perinatal; especialização em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia Hospitalar. Educadora perinatal. CRP 22991/04

“Quando perdemos nosso bebê, a primeira coisa que pensei foi de que precisava de apoio. Senti como se fosse impossível caminhar sozinha. O apoio incondicional da minha família foi extremamente importante, mas o “sozinha” foi no sentido de não ter como encontrar outras mulheres que haviam passado pela mesma perda. Nesse momento, nasceu uma necessidade muito grande de criar esse espaço de acolhimento pra essa dor, que é tão singular. E, como eu já sabia, o Universo se encarrega de unir pessoas com os mesmos propósitos. O Grupo Luz nasceu pra acolher e trazer voz e luz para caminhos que muitas vezes são trilhados no silêncio e na escuridão. ✨ Gratidão ao Thomas, por ter me tocado de maneira tão significativa que transformou toda a minha vida. E gratidão a todas as mães e famílias que nos acompanham e nos incentivam todos os dias. ?”

Thaís Vasconcelos
Mãe do anjo Thomas (Perda gestacional tardia com 35 semanas). Engenheira Florestal e Consultora Ambiental – Grupo Luz

“Mãe da Lis, produtora, publicitária, cuidadora, doula e consultora de amamentação.
Feminista, ativista da criação com apego, da comunicação não-violenta e de novas pedagogias que tratam a criança como ser pensante e brincante. Desejo que toda mãe tenha apoio, para que a maternidade seja mais leve e feliz para todas.”

Aline Lopes Bandeira

Back To Top
WhatsApp chat